A importância do Paraná no mercado de carnes do país
A pecuária no Paraná é uma das principais atividades econômicas do estado. Consequentemente, a unidade federativa se destaca como uma das maiores produtoras de carne bovina do Brasil. Dentre os 100 municípios paranaenses cujas economias mais cresceram nos últimos anos, 68 apresentam participação acima de 20% da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB) municipal.
Em outra comparação, a economia do Paraná corresponde a apenas 5,8% do PIB nacional, segundo os dados mais recentes disponíveis. No entanto, a participação paranaense no setor agropecuário é quase o dobro: 10,8%.
Apesar dos números da economia brasileira ainda não serem tão positivos em 2017, vem da agropecuária o resultado mais expressivo dos últimos meses. As exportações de carne bovina cresceram 13,4% em agosto deste ano na comparação com julho.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), foram vendidas para o exterior 145,8 mil toneladas do produto. O faturamento foi de mais de 607 milhões de dólares, valor 12,8% maior que o registrado no mês anterior. Em relação a agosto de 2016, o crescimento foi ainda mais expressivo: 34%, tanto em volume quanto em faturamento nas exportações totais de carne bovina.
Neste contexto, o Paraná também se destaca. De janeiro a maio, o estado exportou 41,9 milhões de dólares em carne bovina, um valor 3,6 maior em comparação com o ano anterior, quando a soma foi de apenas 11,5 milhões de dólares.