Como fazer costela fogo de chão? 

Descubra passo a passo como preparar essa deliciosa iguaria campeira 

 Você provavelmente já provou uma tradicional costela de chão, não é verdade? Pode parecer muito difícil, mas uma boa costela requer apenas paciência e dedicação. Veja como fazer abaixo: 

Ingredientes 

  • 1 costela de aproximadamente 15 kg 
  • 2 kg de sal grosso (com ou sem tempero) 
  • 1 litro de cachaça 

Acessórios 

  • 1 espeto especial para costela fogo de chão 
  • 2 litros de álcool  
  • 2 sacos de carvão  
  • Muita lenha 

Preparando o terreno 

Para assar a costela fogo de chão é preciso preparar um espaço plano de aproximadamente 2×2 metros. Não é preciso circundar a costela com fogo, bastam duas retas paralelas de lenha para assar a costela por completo. Assim você economiza na quantidade de lenha.  

No centro, entre as duas linhas de fogo, demarque o local onde ficará a carne. O uso do carvão é opcional, mas é muito mais prático começar o fogo com a ajuda dele. Ao utilizá-lo, monte duas carreiras de carvão, que ficarão na parte da frente e atrás da costela. Muita atenção à distância da linha de fogo para a costela: o ideal é que a carne fique a cerca de meio metro do fogo. Umedeça o carvão com álcool e espere alguns minutos para atear fogo, adicionando lenha logo em seguida. 

Preparando a costela 

Prenda a costela no espeto especial e a deite em uma mesa. Umedeça a costela com cachaça, espalhando uniformemente, inclusive entre as dobras da carne. Agora adicione uma camada de sal grosso, e em seguida adicione mais cachaça. Misture bem a cachaça com o sal, para formar uma camada homogênea por todo o lado da costela. 

 Vire a carne sobre a mesa e tempere o outro lado da mesma forma. Em seguida, leve o espeto para o local demarcado e prenda bem ao chão. Mantenha o fogo sempre ardente, com muitas labaredas. Para isto, alimente o fogo com lenha durante a queima, cuidando para manter a altura do fogo constante. Tome cuidado para não deixar que as labaredas encostem na costela e espere até assar por completo. Lembre-se que uma boa costela não deve ser servida mal passada, muito menos seca. Em cerca de 4 a 6 horas sua costela estará pronta para servir.  

 

Agora que você aprendeu a preparar esta delícia, acesse o site do Frigorífico Origem e confira os melhores cortes que preparamos para o seu churrasco.