Como temperar carne branca?
Para ressaltar o sabor do seu prato feito à base de carne branca, é preciso caprichar no tempero
Você sabe temperar carne branca? A pergunta pode parecer óbvia, afinal, sal, alho e cebola são quase obrigatórios quando o assunto é preparar um tempero. Porém, para realçar o sabor deste tipo de carne, que inclui peixes e aves, é preciso de alguns toques a mais.
Embora a carne branca seja muito comum em nosso dia a dia, existem inúmeras dúvidas sobre a melhor forma de aproveitar o sabor da carne. Você sabe qual tempero escolher?
É hora de anotar as dicas
Se você já esteve em sua cozinha, olhou para a carne e pensou qual seria o tempero ideal para a carne branca, é hora de esquecer as dúvidas e pegar algumas dicas importantes.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que quando falamos de carne branca, estamos listando o tipo de alimentação vinda de peixes e aves e, por isso, os temperos podem variar.
Para os peixes
Se você já provou um peixe sem tempero, sabe que a carne por si só já é bastante saborosa, basta uma pitada de sal para dar vida a qualquer prato feito a base de salmão, tilápia ou cação.
Porém, existe um segredo muito interessante no momento do preparo dessa carne. Tanto a posta quanto a peça inteira devem ser preparadas da mesma maneira, sem esquecer de temperar internamente.
Você pode escolher, para temperar o peixe, especiarias como: manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho.
Para as aves
As aves, principalmente o frango, são uma das carnes mais consumidas no Brasil. Porém, para apreciar o verdadeiro sabor desse tipo de carne, é preciso temperá-la de forma adequada, ao passo que fique suculenta e agradável.
Aposte em uma marinada
Você provavelmente já fez marinada em algum momento da sua vida na cozinha, certo? Embora seja uma prática muito comum, essa técnica requer um cuidado especial quando falamos do frango, pois ele deve ficar marinando por, no máximo, duas horas.
Você pode apostar em uma marinada à base de shoyu, azeite e manjericão. O sabor será um pouco agridoce e, dependendo da combinação do prato, sua carne será um verdadeiro sucesso.
Que tal bebidas alcoólicas?
Se você pretende deixar sua carne com um aroma diferente e um sabor sofisticado, certamente deverá apostar na utilização de bebidas alcoólicas como forma de temperar a ave.
Caso a sua ideia seja fritar a ave, você pode utilizar vinhos que tenham alto teor alcoólico, o que fará com que sua carne flambe. A preparação é diferente e deixará o sabor ainda mais apurado.
Já se sua ideia for cozinhar a carne branca, a cerveja pode ser uma excelente escolha. Apostar em uma combinação de cervejas claras ou escuras com um toque de ervas, como manjericão, manjerona ou salsinha, pode ser a melhor forma de transformar seu prato em um verdadeiro sucesso.
Por que não uma pimenta?
Curte pratos quentes e afrodisíacos? Então apostar em diferentes tipos de pimenta para o tempero de sua carne certamente deixará o sabor ainda mais delicioso.
Se sua preferência for mais para pimentas fortes, a malagueta será sua melhor escolha. Ela possui um sabor forte e irresistível. Caso prefera um gostinho mais suave, a pimenta-do-reino será excelente.
Viu só como é possível adotar alguns tipos de temperos diferentes do usual? Eles são gostosos, saborosos e podem deixar sua receita ainda mais suculenta.
Aproveite para conhecer toda a linha de aves do Frigorífico Origem. Acesse nosso site e saiba mais.