O que caracteriza uma carne de primeira?

Você com certeza já ouviu estabelecimentos que comercializam carnes valorizando seus produtos ao dizerem que só vendem “carnes de primeira”. Embora pareça apenas um jeito mais sofisticado de atestar a qualidade da mercadoria, existem alguns critérios para atestar que o item pode se encaixar nessa categoria.

O principal é relativo ao corte. A carne de primeira está localizada em partes menos usadas do boi e, por isso, é mais macia. Em relação à carne de segunda, a diferença mais facilmente detectada é na quantidade de gordura e de nervo.

Enquanto na categoria de “carne de primeira” estão cortes mais nobres como filé mignon, picanha, alcatra, contrafilé e maminha, são consideradas “carnes de segunda” tipos como fraldinha, acém, paleta e costela.

Como consequência, as carnes de primeira são utilizadas mais para fazer carne assada e churrasco, graças à qualidade e ao sabor. As consideradas de segunda aparecem mais como ingredientes de receitas, como ensopados, tortas e escondidinhos. Para quem é de Pinhais e região metropolitana de Curitiba-PR, aqui no Frigorífico Origem você encontra uma grande diversidade de carnes!